terça-feira, 13 de agosto de 2024

Jesus falando ao coração das filhas de Maria - 16º Cap.


 Maria obtém a suas filhas a perseverança final 

    I. Muitas pessoas entram no caminho dos divinos mandamentos; mas dessas poucas perseveram até à morte. A fraqueza do homem é tão grande, que não pode estar certo que há de seguir até ao fim o gênero de vida que uma vez traçou. Quantos há com efeito que, depois de haverem esforçadamente trilhado o caminho da virtude, caíram por fim miseravelmente para nunca mais se erguerem! Quantos julgaram ter chegado já ao porto da salvação eterna, e por fim naufragaram! A perseverança final no bem, minha filha, é um desses dons gratuitos que Deus a ninguém deve, mas que concede a quem lhe apraz e a quem de continuo lho pede. Ora, de que serviria começares bem a obra da tua santificação, se viesses a deixa-la? Não são os que começam bem que hão de ser salvos, mas os que perseverarem até ao fim. Daqui podes avaliar a dificuldade e importância desta perseverança final, da qual depende a tua eterna sorte. Mas o favor tão singular desta perseverança obte-lo-as, se sempre amares a Maria, tua Mãe, pedindo-lhe sem cessar, te obtenha de Deus. Maria não deixará de interceder por ti, sua filha predileta, implorando de Deus as graças eficazes de que houveres mister para perseverares no bem; e Deus, pelo amor que tem a Maria, não poderá recusar-lhe-ás. Tal é, minha filha, a inestimável vantagem que podes colher do amor de Maria, tua boa Mãe. 
    II. Quem poderá afastar-te de tuas santas resoluções, se a Virgem te proteger e amar como a sua filha? Maria, com sua poderosa mediação, alentará a tua natural fraqueza, enfraquecerá teus maus hábitos, amortecerá o fogo de tuas paixões, levantar-te-á de tua tibieza, fortalecerá a tua timidez, reanimará a tua fé, e a tua esperança dará fervor. — Livrar-te-á dos perigos enormes que de todas as partes te cercam; ordenará aos seus anjos que te guardem em todos os caminhos, e eles por suas próprias mãos te sustentarão, para que não tropeces em algum obstáculo. — Será a raiva de teus inimigos? Maria em sua proteção te dará um escudo; será para ti essa invencível torre de David, petrechada com toda a espécie de armas. Maria será para ti o que, no deserto, eram para os israelitas a nuvem e a coluna de fogo; preceder-te-á de dia e de noite na tua peregrinação sobre a terra; defender-te-á dos ardores das paixões e alumiará as trevas de tua ignorância. Por abreviar: Maria será o astro benigno que te guiará à celeste pátria, através dos escolhos que se encontram no encapelado mar deste mundo. 
    III. Se os tempestuosos ventos da tentação se levantarem em tua alma, se fores dar nos escolhos das tributações, fita os olhos na tua estrela, chama por Maria. No meio dos perigos, das angústias e perplexidades, pensa em Maria, invoca Maria. Desponte o seu nome continuamente em teus lábios, em teu coração esteja sempre gravado o dulcíssimo nome de Maria. Se ela te proteger, nada tens que recear; se ela te for propícia, chegarás ao porto de salvamento.

FRUTO 
    Toma de novo a firme resolução de te dedicares fervorosamente ao culto de Maria Santíssima, para que esta boa Mãe te obtenha a perseverança final. Tal era o conselho que S. Filipe Nery não cessava de repetir. Dizia ele que a devoção à Santíssima Virgem era indispensável para bem começar e importantíssima para bem acabar. Pois assim é; não deixes passar um só dia sem que lhe peças a graça apreciável da perseverança final; — e hoje por esta mesma intenção reza uma Ave Maria cada vez que ou vires o relógio dar horas. 

AFETOS 
    Ó Estrela do mar, Maria, Mãe da santa perseverança! Que será de mim no meio de tantos perigos que ameaçam a minha salvação, de mim que tão fraca sou, tão inexperiente e tão frágil? Perseverarei até à morte na observância dos divinos mandamentos; chegarei ao porto seguro da salvação? Ah! Não posso lembrar-me, sem estremecer, do desgraçado fim de tantos outros mais esclarecidos e mais fortes que eu, e que todavia naufragaram. Sois vós que me haveis de salvar, ó poderosíssima Maria! Se eu for constante em vos amar e servir, não posso duvidar de que me obtereis a perseverança final. Ah! recebei a oferta que vos faço de mim mesma. Não permitais que em tempo algum me aparte de vós durante o curso de minha vida passageira. Sede a minha luz, a minha guia, a minha salvação. Defendei-me das tentações, livrai-me dos perigos; tomai-me sob a vossa proteção até que me conduzais sã e salva ao porto da vida eterna. Assim o espero. Assim seja. 

    ORAÇÃO JACULATÓRIA 
"Ó salvação dos que vos invocam, salvai-me."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum