terça-feira, 13 de agosto de 2024

Jesus falando ao coração das filhas de Maria - 15º Cap.

 
Maria ajuda suas filhas a adquirir as virtudes 

    I. Bem sabes, minha filha, que é vontade de Deus que todos os homens se santifiquem. Porque te deixaste pois até agora ficar tão atrás no caminho da santidade? Porque tens feito tão poucos progressos na virtude? É talvez porque nunca tiveste essa generosa vontade que tudo consegue, e porque desprezaste os meios de santificar-te? Mas, se estás bem firme em amares para o futuro e honrares o mais que possas Maria tua Mãe, não duvides que no seu exemplo e proteção encontrarás socorro muito poderoso, e chegarás em pouco tempo a alto grau de virtude. A devoção a Maria ser-te-a como uma brilhante aurora precursora do sol de justiça; o amor que tiveres a minha santa Mãe não deixará de produzir em teu coração o desejo ardente de agradar-lhe e imita-la. À vista de Mãe tão humilde, tão pura, tão santa, tão enriquecida de virtudes, afeiçoar-te-ás a humildade, a pureza, a obediência, a oração e a todas as restantes virtudes que possam tornar-te querida de Deus e da Virgem Maria. Se começas a amar sinceramente a virtude e a santidade, julgas que tua Mãe deixará de auxiliar-te eficazmente? Ah! Minha filha, ela se prestará a isso com desvelo muito além dos teus desejos, porque Maria tem mais a peito tua salvação do que tu mesma. 
    II. Maria é a Mãe do amor perfeito, do temor de Deus, da verdadeira sabedoria e da santa esperança. Nela reside toda a esperança de vida e de virtude, toda a graça de justiça e de verdade. Ora se todos, implorando-a, podem esperar a sua assistência para adquirirem as virtudes, como não a obterás tu, se verdadeiramente a honras e amas? Bem como a águia que convida os filhinhos a voarem, levantando-os e sustentando-os com as azas, assim também Maria, por mil modos diferentes, te inspirará o desejo da santidade, constituir-se-a tua guia, modelo, auxilio e sustentáculo. Far-te-a conhecer a vaidade das coisas deste mundo e o preço infinito dos bens celestes. Propor-te-a o exemplo de tantos ilustres devotos seus, que, procurando imita-la, chegaram a grande perfeição e receberam da sua parte os mais ternos testemunhos de afeição. Dar-te-á a gozar das inefáveis doçuras que são a partilha das almas fervorosas. Em uma palavra, fará brotar em ti de continuo nova força e novo vigor por meio daquelas graças eficazes, que ela tão abundantemente alcança aos que a amam. Fortificado com tais graças, não haverá vício que não extirpes, virtude que não adquiras, santidade que não consigas. Ó minha filha, como deixarás de amar a Maria, que pode tão facilmente e tão eficazmente quer conduzir-te à perfeição? 
    III. Quando te exorto com tanta instância a que ames ternamente a Maria, favor é este dos mais singulares, que reservo para as minhas mais caras esposas, para as que quero unir comigo mais inviolavelmente; é um dos principais meios que o meu amor lhes prepara para chegarem à mais eminente santidade. Se nunca viste alguém fazer progressos na virtude, sem que fosse devoto de Maria, também não terás visto que um verdadeiro devoto de Maria se deixe arrastar à tibieza. Feliz de ti, se, conhecendo o dom de Deus, souberes conseguir a proteção de Maria, com amor terno e constante. Porque serás resoluta, porás a mira na santidade, serás especialmente sustentada pela graça divina, e caminharás de virtude em virtude até que vejas o Deus dos deuses na celeste Sião. Não te separes pois nunca, minha filha, de tão terna Mãe: ama-a, e ela te salvará: tem-na como apertada ao coração, e ela te elevará e glorificará, ornando tua fronte com a imortal coroa da vida eterna.

FRUTO 
    Anima-te de terno amor para com tua Mãe Santíssima, na firme esperança de que, quanto mais a amares e invocares, tanto mais te fará progredir no caminho da virtude. S. Raimundo Nonato, na sua mocidade, visitava todos os dias uma imagem de Maria, pedindo à Mãe de Deus que se dignasse adota-lo por filho, e dirigi-lo no caminho da salvação e da santificação. A bem-aventurada Virgem escutou-o, e ele veio a ser um grande santo. — Dirige-te também tu hoje a uma imagem de Maria, e invoca a tua boa Mãe para que te faça santa, e te ajude a adquirir a virtude que mais houveres mister. 

AFETOS 
    Ó Virgem Santíssima, quem mais que eu necessita do vosso poderoso socorro? Ha muito que prometo ser humilde, obediente, recolhida, caritativa, e não me tenho corrigido de um só defeito! — vou sempre dizendo que me quero santificar; e nunca ponho mãos à obra. Se me não auxiliais, de certo que virei a acabar por desfalecer na tibieza. Ó Mãe de amor! obtende-me uma vontade firme de amar o meu Deus e de me mortificar; obtende-me verdadeiro espírito de humildade, de obediência e de oração; obtende-me as virtudes que sabeis mais hei mister. Fazei que comece a trabalhar na minha santificação. Pois que! O que outras puderam, o que outras podem, não o poderei eu com o vosso auxílio, uma vez que deveras o queira! Sim, quero-o firmemente. Ajudai-me! 

ORAÇÃO JACULATÓRIA 
"Ó Maria! Podeis fazer-me santa; e assim de vós o espero."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum