sábado, 2 de setembro de 2023

A devoção do Coração Imaculado de Maria - Parte II

 A face expiatória da devoção ao Coração Imaculado de Maria


        Tal como a devoção do Sagrado Coração de Jesus, a devoção do Imaculado Coração de Maria tem também uma face reparadora ou expiatória.  É interessante notar isso nas aparições de Nossa Senhora em Fátima, mais precisamente na aparição de julho de 1917. Relembremo-la: 
       Disse a Santíssima Virgem aos pastorinhos: "Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes e em especial quando fizerdes algum sacrifício: "ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria." E relata Lúcia: "Ao dizer estas últimas palavras, abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo de luz que delas expediam pareceu penetrar a terra e mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que d'elas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das fagulhas nos grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu, se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor. Em seguida, levantamos os olhos para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza: — Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz."
        Anos mais tarde, estando já Lúcia como Religiosa nas Irmãs Doroteias de Pontevedra, no ano de 1925, dá-se uma outra aparição. A Santíssima Virgem lhe aparece com o Coração na mão, cravejado de espinhos e a Seu lado estava o Menino Jesus que disse: "Tem pena do Coração de tua SS. Mãe que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar."  A Santíssima Virgem, por sua vez, falou: "Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1.° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas."
        Depois, Ir. Lúcia anota em seu diário os sentimentos que lhe foram comunicados pela Santíssima Virgem e Seu Filho nesta aparição e que devem ser também os sentimentos dos verdadeiros amantes do Coração de Maria: "Depois desta graça, como poderia me subtrair do mais pequeno sacrifício que Deus quisesse me pedir? Para consolar o Coração da minha querida Mãe do Céu, ficava contente em beber até a última gota do cálice mais amargo. Quereria sofrer todos os martírios para reparar o Coração Imaculado de Maria, minha querida Mãe, e um por um tirar-lhe todos os espinhos que o dilaceram" Então diz uma coisa muito significativa para entendermos bem o fundo maternal deste pedido de Nossa Senhora: "(...)mas compreendi que estes espinhos são o símbolo dos numerosos pecados que vão contra o Filho, trespassando o Coração da Mãe. Sim, porque por eles, muitos outros filhos se perdem eternamente.”
       Uma observação semelhante e igualmente esclarecedora foi feita pelo Pe. Chautard a respeito da forma como a Santíssima Virgem apresentou o Seu Coração Imaculado. A representação clássica do Coração doloroso de Maria, diz o Padre, apresenta-o traspassado por uma espada: é nova a imagem do seu coração coroado de espinhos. Indica talvez que a dor que Nossa Senhora mais ressente é a recusa do reinado social de Cristo, inaugurado pelo Liberalismo, após a Revolução em França, e que culminaria naquele mesmo ano no Comunismo, com a Revolução bolchevique.

O Coração de Jesus da forma que foi revelado a Santa Margarida Alacoque, coroado de espinhos como o da Virgem em Fátima.

        O Coração de Maria está coroado de espinhos como o de Jesus porque o Seu Filho Santíssimo não é amado, honrado e servido como verdadeiro Rei, direito já dEle por natureza, por ser verdadeiro Deus, mas que conquistou também com a natureza humana que recebeu dEla, redimindo o gênero humano a preço de Seu próprio Sangue. Então, porque Ela menciona os cinco pecados cometidos contra Ela mesma para ser alvo da reparação? Porque o reino do Coração de Jesus não virá senão pelo reino do Coração Imaculado de Maria. É o que diz São Luís de Montfort: "Maria Santíssima tem sido, até aqui, desconhecida, e é esta uma das razões por que Jesus Cristo não é conhecido como deve ser. Quando, portanto, e é certo, o conhecimento e o reino de Jesus Cristo tomarem o mundo, será uma consequência necessária do conhecimento e do reino da Santíssima Virgem Maria. Ela o deu ao mundo a primeira vez, e também, da segunda, o fará resplandecer." Portanto, redunda na glória do Coração de Jesus que seja reparada a honra do Coração de Sua Mãe. Jesus e Maria são um só amor e um só coração, como ensinava São João Eudes. 
        Aqueles que amam verdadeiramente o Coração de Maria com aquele perfeito amor que procuramos expressar na parte primeira desta série de postagens, devem ter compaixão da dor da Senhora do Céu e encher-se de verdadeiro desejo de procurar desagrava-La em si primeiramente, por uma vida verdadeiramente católica, evitando o pecado, e procurando por meio das práticas externas como são as orações reparadoras, as pequenas cruzes de cada dia oferecidas com amor e a devoção dos primeiros sábados tirar os espinhos um por um do Puríssimo Coração de nossa boa Mãe. 

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum