segunda-feira, 25 de abril de 2022

A Jesus por Maria - Parte II


O Conselho de Deus, segundo os Santos Padres 

    Deixemos de lado, porém, os mesquinhos pensamentos dos homens, e levantemos vôo, com São Bernardo, para contemplar os pensamentos de Deus.
        A Igreja, em seu ofício, e os escritores piedosos, em suas obras, se comprazem em repetir aquela página de ouro que escreveu o melífluo Doutor, em seu sermão do "Aqueduto". Ainda que conhecida, não podemos deixar de citá-la aqui:
        "Vê, oh homem, o conselho de Deus; reconhece o conselho de Sua sabedoria, o conselho de sua piedade. Para regar a eira de celeste orvalho, molhou primeiro todo o velo [10]; para remir o gênero humano, pôs todo o preço em Maria... pôs em Maria a plenitude de todo o bem; de modo que, se temos algo de esperança, de graça, de salvação, reconheçamos que transborda em nós, daquilo que se eleva, nadando em delícias. Tal é a vontade daquele que quis que tivéssemos tudo por Maria.
        Esta é, repito, sua vontade; porém, se assim o quer, é por nós... temias chegar-te ao Pai e, aterrorizado, ao ouvires seu nome, te escondias entre as folhas. Ele, porém, te deu Jesus por Medianeiro... temerás também chegar-te a Ele? É teu irmão, tua carne, e sofreu todo o gênero de provas, exceto o pecado, para tornar-se misericordioso. Tal irmão te deu Maria. Talvez temas nele ainda a majestade divina, pois embora feito homem, permaneceu também verdadeiro Deus. Queres então ter também um advogado para com Ele? Recorre a Maria... O Filho, sem dúvida, ouvirá a Mãe, e o Pai ao Filho. Meus filhinhos, esta é a escada dos pecadores, esta é a minha maior confiança, esta é a razão da minha esperança. Qualquer coisa que queirais oferecer a Deus, oferecei-a por meio de Maria, para que a graça volte ao seu outorgador pelo mesmo canal que veio. Deus não era impotente para infundir a graça sem este "aqueduto", mas quis prover-nos de veículo."
        E termina exortando-nos a que não ofereçamos nossos dons a Cristo com mãos manchadas de sangue, mas que os coloquemos nas mãos de Maria que são como que alvíssimas açucenas, a fim de que esses dons agradem ao Amado, logo que perceber o perfume dessas flores.
        Estas ideias que São Bernardo simplificou com tanta beleza, encontram-se mais ou menos indicadas por alguns Padres que o precederam, e repetidas e comentadas em quase todos os escritores marianos que o seguiram. 


Doutrina dos Pontífices
São Pio X, Papa

        Eco destes e de outros inumeráveis testemunhos da tradição é um substancioso parágrafo de São Luís Maria Grignion de Montfort, no Segredo de Maria, e ainda outros semelhantes, no Amor da Sabedoria e na Verdadeira Devoção.
        Pio X, segundo ele mesmo se compraz em reconhecê-lo, inspirou-se neste último livro para escrever sua sábia e devotíssima encíclica Ad Diem Illum. Nela ensina que, para restaurar tudo em Cristo, não há caminho mais certo e fácil que a devoção a Nossa Senhora, pois assim o quis a Providência Divina: "Nada nos resta senão recebermos a Cristo das mãos de Maria." Não podemos deixar de transcrever o seguinte trecho da referida encíclica do Santo Padre Pio X.

        "E como poderia ser de outra forma? Não nos poderia ter Deus concedido, por outro meio que não Maria, o Reparador da humanidade e o Fundador da Fé? Mas como aprouve à eterna Providência que o Homem-Deus nos fosse dado pela Virgem, e visto que esta na realidade o carregou em Seu seio, que nos resta ainda senão receber Jesus das mãos de Maria? Por isso, sempre que nas Sagradas Escrituras se fala da graça que aparecerá entre nós, sempre também, na maioria das vezes, o Salvador dos homens aparece acompanhado de Sua santa Mãe. O Cordeiro dominador da terra virá, mas da pedra do deserto; a flor brotará, mas da raiz de Jessé. Ao ver, no futuro, Maria esmagando a cabeça da serpente, Adão estancou as lágrimas que a maldição fez brotar de seus olhos. Maria ocupou a mente de Noé na arca libertadora; a de Abraão ao ser impedido de imolar seu filho; a de Jacó, quando contemplava a escada por onde subiam e desciam os Anjos; a de Moisés, ao admirar a sarça que ardia sem se consumir; a de Davi, cantando e dançando, ao conduzir a Arca de Deus; a de Elias, quando contemplava a nuvenzinha que se erguia do mar. E, sem nos alongarmos por demais, encontraremos em Maria, depois de Cristo, o fim da lei e o cumprimento das figuras e dos oráculos.
        Na verdade, que seja por Maria, e sobretudo por Ela, que encontramos o caminho para o conhecimento de Cristo, ninguém o poderá duvidar, se considerarmos entre outras coisas que no mundo somente Ela esteve com Ele, sob o mesmo teto e em uma familiaridade íntima de trinta anos essas relações estreitas que são próprias de mãe e filho. Os admiráveis mistérios do nascimento e da infância de Jesus, máxime os que respeitam a Sua Encarnação, princípio e fundamento de nossa Fé, a quem poderiam ter sido desvendados mais amplamente do que a Sua Mãe? Ela guardava e considerava em seu coração os acontecimentos que vira em Belém e presenciara no templo de Jerusalém, mas, participante de Seus conselhos e dos desígnios secretos de Sua vontade, viveu, deve-se dizer, a vida mesma de Seu Filho. Por isso, ninguém conheceu a Cristo tão intimamente como Sua Mãe, e ninguém pode ser melhor guia e mestre para conhecer a Jesus do que Ela.
        Segue-se, como consequência, que jamais alguém será mais poderoso que a Virgem para unir os homens a Cristo como já o temos insinuado. Se, com efeito, segundo a doutrina do Mestre Divino, a vida eterna consiste em que eles te conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que tu enviaste [11], como por Maria chegamos ao conhecimento de Cristo, por Ela também nos é mais fácil adquirir a vida, da qual Ele é o princípio e a fonte."
        
        O mesmo ensina Leão XIII, nas Encíclicas Octobri Mense e Jucunda Semper, onde recorda um por um os mistérios do rosário, para tirar esta mesma conclusão: "Ad Jesum per Mariam". 

Continua... 

__________________________________________

Notas:
[10] Quer dizer: Assim como foi recolhido todo o orvalho no simbólico velo de Gedeão permanecendo seca a eira em que o colocou, assim, toda a graça de Cristo foi recolhida em Maria. E essa boa Mãe, como velo empapado no Sangue do divino Cordeiro, vai regando com ele todo o mundo.
[11] Jo 17, 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum