quinta-feira, 26 de maio de 2022

Dia 28 - Preparação para a total Consagração


Terceiro dia da semana para adquirir o conhecimento de Jesus Cristo
- Jesus em casa de Maria - 

        Composição de lugar - A casinha de Nazaré.
        Petição - Que eu vos conheça! Conhecimento interno do Senhor que, por mim, Se fez Homem para que o ame mais e o siga. (Santo Inácio) 

        I PONTO - "Suntuosa riqueza haverá em sua casa." [123] A glória para Deus e as riquezas para o homem se encontram na casa de Maria, porque nela mora Jesus. Quem nos dera ter vivido naquela acolhedora e pobre casinha onde estava toda a riqueza do céu! Entretanto, bem podemos viver agora, em espírito, imaginando-nos e procedendo como se aí estivéssemos. Onde quer que trabalhemos por amor de Deus, estará a oficina de Nazaré, pois Jesus e Maria nos acompanham e sorriem.
        Os predestinados vivem sedentariamente nesta casa com sua Mãe, quer dizer, amam o recolhimento, têm vida interior e se aplicam à oração, mas sempre conforme o exemplo e na companhia de sua Mãe, essa Mãe, que é a Virgem Santíssima, cuja glória está no interior, e que tanto gostou durante a sua vida de retiro e de oração.
        Senhor Jesus, quão amáveis são os vossos tabernáculos! O pássaro achou para si um abrigo e a rola um ninho onde agasalhe os seus filhotes. Oh! Como é feliz o homem que mora na casa de Maria, onde Vós, o primeiro, quisestes fazer vossa morada! É nesta casa de predestinados que recebe socorro de Vós somente aquele que em seu coração dispôs subidas e degraus de todas as virtudes para elevar-se à perfeição neste vale de lágrimas. Como são amáveis as vossas moradas [124].

        II PONTO - Obedece a Maria. "A Sabedoria infinita que tinha imenso desejo de glorificar a Seu Eterno Pai e salvar os homens não achou para isso caminho mais curto e perfeito do que submeter-Se em todas as coisas à Santíssima Virgem. E isso, não só durante os oito, dez ou quinze primeiros anos de Sua vida, como o fazem os outros meninos, mas durante trinta anos. E deu mais glória a Deus, Seu Pai, durante todo esse tempo que ficou submisso à Sua Mãe, dependendo dEla, do que se empregasse os trinta anos em fazer prodígios, pregar por toda Terra e converter os homens, pois, do contrário, o teria preferido. Oh! Quanto mais se glorifica a Deus, submetendo-se a Maria, a exemplo de Jesus! E, tendo diante dos olhos exemplo tão visível e conhecido por todos, seremos tão insensatos que julguemos poder encontrar outro caminho mais curto e mais perfeito para glorificar a Deus do que submeter-nos a Maria, a exemplo de Jesus, Seu Filho?" [125]
        "Por grandes coisas que façam exteriormente os servos de Maria, estimam muito mais que a todas elas o que fazem em seu interior, em companhia da Virgem Mãe. É que ali trabalham na grande obra de sua perfeição, em comparação à qual tudo o mais é brinquedo de crianças." [126]

        III PONTO - Crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e diante dos homens. Crescia o Menino à sombra de Nossa Senhora e em Sua casa. E, à medida que crescia em idade, mostrava mais os tesouros de sabedoria e graça de que estava cheio. Nós também cresceremos muito em graça e no dom da sabedoria, isto é, no conhecimento de Deus, se como Jesus vivermos em casa de Maria, e em Seu regaço.
        "É no seio de Maria que os jovens envelhecem em luz, santidade, experiência e sabedoria, e onde em poucos anos atingem a plenitude da idade de Jesus Cristo." [127] 
        Oh minha dulcíssima Senhora, fazei com que eu cresça à vossa sombra e floresça como a palmeira e como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor e nos átrios do templo do meu Deus!

        IV PONTO - Maria Santíssima, segundo comparação predileta do Santo de Montfort, é como o molde em que os predestinados se formarão em Jesus Cristo. Por isso também, como o artífice que emprega muito tempo para fabricar um bom molde, Ele viveu tanto tempo só com Ela. Durante esse tempo, como explica tão bem e com tanta beleza a Venerável Ágreda no Mística Cidade de Deus, Ele depositou nesta Sua primeira Discípula toda a lei da graça e toda a doutrina que até o fim do mundo a Igreja ensinaria. Para aumentar seu mérito e formosura, provou-a também com severidade no trato, como o Evangelho dá a entender. Ajustou este molde às aparências de uma vida comum e ordinária, para que pudesse servir de modelo a todos os cristãos. 
        "Bela e verdadeira comparação! Quem a compreenderá porém? Desejo que sejais vós, querido irmão. Mas lembrai-vos que só se lança no molde o que está fundido e líquido, isto é, que é mister destruir e fundir em vós o velho Adão (o homem velho), para que venha a ser o novo, formado em Maria." [128] 
        Ó molde dos predestinados! Custe o que custar quero fundir minha alma em vós para que se torne formosa imagem de Jesus Cristo. 

___________________________________________________
NOTAS: 
[123] Sl 111, 3.
[124] Sl 83, 2. 
[125] Tratado da verdadeira Devoção.
[126] Ibidem. 
[127]  Ibidem. 
[128] Ibidem. 
* Estas meditações são retiradas do livro "Vida Mariana" do Pe. Nazário Pérez, SJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum