terça-feira, 13 de agosto de 2024

Jesus falando ao coração das filhas de Maria - 23º Cap.


Uma filha de Maria deve imitar-lhe as virtudes 

    I. O amor, minha filha, aspira à imitação. Por isso, se verdadeiramente amas a Virgem Maria, deves fazer por imitar suas virtudes, e conformar tua vida com a sua. De outra maneira como te havia de reconhecer tua Santa Mãe por filha, se no teu proceder te não parecesses com ela? Vês como as criancinhas fazem por imitar todos os modos e ações de suas mães? Pois assim a tua Mãe espiritual, a bem-aventurada Virgem, deseja ardentemente que a imites nas suas virtudes e santidade. Oh! Com quanta complacência olhará para ti, se todos os dias trabalhares por imita-la em teus pensamentos, em tuas palavras, em tuas afeições, em todo o teu proceder! Que doce consolação para o seu coração maternal, em te ver cada dia crescer em graça diante de Deus e dos homens! Com quanta ternura te amará, se por toda parte espalhares o perfume de suas celestiais virtudes em ti transplantadas! Esta é, minha filha, a melhor maneira de honrares a Maria: e esta honra, ela a prefere a todos os louvores que teus lábios poderão dar-lhe; porque a glória de Maria é principalmente a virtude e a bondade de seus filhos. Se queres, pois, que Maria aceite os teus louvores, faz brilhar diante dos homens a luz de tuas virtudes, para que, vendo tuas boas obras, glorifiquem tua Mãe que está no céu; e então fica certa de que ela te reconhecerá diante de Deus por sua filha, que te amará e escutará tuas orações. 
    II. Não é só de Maria que serás querida, se te entregares à imitação de suas virtudes, senão também de mim de um modo particular. Escolhendo a Maria por Mãe, não busquei esses bens aparentes que o mundo estima, mas sim uma alma ornada de todas as virtudes. Pelo que, quanto mais te pareceres com ela em virtudes, tanto mais serás querida de mim. E se a ti também a dei por Mãe, foi para que a imitasses como ela me imitou; porque nada há mais poderoso do que o exemplo de uma Mãe. Por isso, minha filha, já que tens a ventura de ter por Mãe a mais santa e mais pura de todas as criaturas, por que te não hás de esforçar por imita-la e tornar-te, quanto em ti for, perfeita como tua Mãe é perfeita? 
    III. Oh! Quantas virtudes não encontrarás em Maria para imitar! Os outros santos, embora ornados de todas as virtudes, só em uma é que sobressaíam; por exemplo, na humildade, na castidade, na misericórdia; e eis porque a Igreja os propõe especialmente por modelo dessas virtudes que neles brilharam com mais esplendor: mas Maria, tua Mãe, praticou-as todas, da maneira mais excelente, e tanto que em todas a deves tomar por modelo. Sua vida foi tal, que em tudo pode servir-te de exemplo: nela aprenderás o que deves reformar, o que deves fugir, o que deves fazer para tornar-te perfeitamente semelhante a mim. Traz, pois sempre a vida de Maria diante de teus olhos, e procura conformar com ela a tua vida. Nem te faça esmorecer a vista dum modelo tão perfeito; porque só te peço que a imites, quanto couber em tuas forças, ajudadas pela minha graça, que sempre estarei pronto a conceder-te, quando me a pedires pelo amor de Maria.

FRUTO 
    Sê de hoje em diante fiel imitadora das virtudes de tua Santa Mãe. E, para melhor lograres o teu justo propósito, não tentes imita-las todas a um tempo, mas sim separadamente, uma depois da outra, e pouco a pouco, começando pelos atos mais fáceis, antes que passes aos mais difíceis. Podes neste caminho, seguir a prática de S. João Berchmans, que não deixava de perguntar ao seu confessor, no começo de cada mês, de que defeito devia principalmente corrigir-se, e em qual virtude devia exercitar-se com mais frequência, em honra de Maria. Por este método, junto com uma vontade firme e constante, corroborada com a proteção de Maria, farás admiráveis progressos na aquisição das virtudes, e serás mui querida de Maria. Começa hoje a exercitar-te na obediência e no exato cumprimento dos deveres do teu estado. 

AFETOS 
Ó Maria! Que pouco tenho imitado as vossas virtudes! Que pouco me tenho exercitado em dar-vos esta prova do meu amor! Mas firme confiança tenho de que assim não será de hoje por diante. Sinto em mim um intenso desejo de imitar-vos, e prometo fazer todo o possível por me parecer convosco. Ah! Querida Mãe, alcançai-me a força de me vencer a mim mesma e de vencer todos os obstáculos que o mundo ou o demônio me oponham. Fazei que eu imite tão perfeitamente as vossas virtudes, que todo o que me vir vos louve e vos abençoe, e se sinta docemente atraído a amar-vos e imitar-vos. 

ORAÇÃO JACULATÓRIA 
"Atrai-me a vós com a fragrância de vossos suavíssimos perfumes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum