terça-feira, 31 de maio de 2022

Dia 33 - Dia da total Consagração


 Meditação para o dia da Consagração

        Composição de lugar - Imaginar-me como sou diante de Cristo Nosso Senhor e de Sua Mãe Santíssima, que do céu me olham rodeados de Anjos e Santos.
        Petição - Conhecimento interno de tantos bens recebidos por mãos de Nossa Senhora para que, por reconhecimento, me anime a corresponder verdadeiramente a Seu amor.

        I PONTO - Meditarei, em primeiro lugar, sobre os benefícios recebidos das mãos da Santíssima Virgem, por todos os homens. Entre eles, ocupar-me-ei da incomparável graça da Redenção e, com ela, de todos esses inumeráveis benefícios que nela se fundamentam, pois que, depois de Jesus Cristo, se devem a Maria como Corredentora e Mãe da graça. Esta é a vontade de Deus, disse São Bernardo, que quis que tudo recebêssemos pelas mãos de Maria; e, portanto, se temos em nós algo de esperança, de graça e salvação, devemos reconhecer que dEla nos vem. 
        Recordarei, em particular, os benefícios que dEla recebeu a minha pátria, o haver-nos chamado à fé e conservado nela, a minha família e, se sou Religioso, o Instituto a que pertenço. 
        De modo especial, meditarei sobre a providência amorosa com que me guiou durante a minha vida, pois nunca deixei de sentir claramente a Sua proteção.
        Se tantos benefícios o Senhor me concedeu por Maria, que farei senão devolver-lhe, por Ela, tudo quanto sou e tenho, dizendo com todo o afeto do coração: A Sabedoria Eterna..., no ato da minha consagração?

        II PONTO - Considerarei como, do céu, Nossa Senhora está presente a tudo quanto faço e com que amor me olha para socorrer-me se estou em perigo, para consolar-me se estou triste; para animar-me, a fim de que caminhe continuamente pela senda da virtude. E já que sou seu escravo, farei agora o propósito de ter meus olhos fixos nas mãos de minha Senhora. Procurarei assim ver o que me manda fazer, gozar de Sua doce companhia, e imitar o Seu exemplo, de modo que viva verdadeiramente com Ela.

        III PONTO - Meditarei quanto Nossa Senhora trabalhou por mim na Terra, quantas dores sofreu para cooperar na minha Redenção. Não esquecerei o muito que faz agora no céu, intercedendo constantemente por mim. Sou seu escravo de amor e lhe consagrei a minha vida. Não me animarei, pois, a fazer alguma coisa por Sua glória, vivendo para Ela?

        IV PONTO - Quão digna é de ser amada esta excelsa Senhora, por Sua formosura, resplendor da Luz eterna, e por ser a mais completa Imagem de todas as perfeições divinas! A beleza de muitas criaturas sensíveis me encanta. Considerarei, entretanto, que todas elas juntas nada valem comparadas a uma alma em estado de graça. E isto, mesmo que ela tenha só um grau de graça. Qual não será então a formosura dAquela que, no primeiro instante de Seu ser, tinha mais graça que todos os Anjos e Santos juntos no fim de Sua heroica vida; e que durante a Sua vida foi multiplicando continuamente esta graça, em incalculável progressão? E como não amarei eu essa beleza soberana que tanto me quer e que sempre pensa em mim? Como não viver sempre de Sua lembrança, rodeado como de uma atmosfera de Seu amor, de modo que a minha vida se identifique com a Sua, e possa dizer, como de Jesus Cristo dizia o Apóstolo: vivo, mas já não sou eu quem vivo, senão Maria que vive em mim e eu nEla?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum