segunda-feira, 31 de julho de 2023

Mês do Coração Imaculado de Maria - Dia 20


Oração inicial para todos os dias

         + Pelo sinal da Santa Cruz...

         Ave, ó Puríssima Virgem Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre todas as mulheres e bendito é o Fruto de vosso ventre, Jesus. Oferecei-Lhe, oh Santíssima Mãe minha, todos os meus pensamentos, palavras e obras; todas as orações, súplicas e esmolas, todos os atos de piedade, de mortificação e caridade que farei em toda minha vida e particularmente neste dia. Alcançai-me a graça de fazer tudo com tal pureza de intenção e desejo de agradar a Deus, nosso Senhor, que me atraia Sua santa bênção. Tudo consagro ao vosso Coração Imaculado, suplicando-vos que me alcanceis a graça de que eu adore com ele a Santíssima Trindade e ao Divino Coração de Jesus, e, ao mesmo tempo, implore por ele a graça de minha conversão e a de todos os pecadores; oh Santíssima Virgem Maria, minha boa Mãe! Guardai-me sempre de toda culpa e rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte; e acolhei-nos em vosso maternal Coração, e não nos solteis de vossa mão até introduzir-nos à Pátria celestial, onde possamos desfrutar da vista do Senhor e da vossa companhia por toda a eternidade. Amém.

         Oh Imaculada Virgem Maria, sem pecado concebida, a vós acudimos para que supliqueis ao Eterno Pai que nos conceda o perdão de todos os nossos pecados. Ave Maria... Glória ao Pai...

         Oh Puríssima Virgem Maria, sem pecado concebida! Afetuosamente vos suplicamos que alcanceis de vosso Divino Filho Jesus a pronta conversão de todos os pecadores. Ave Maria... Glória ao Pai...

         Oh Santíssima Virgem Maria, sem pecado concebida! Por vosso clementíssimo Coração, pedi ao Espírito Santo que nos inflame em Seu divino Amor, para que todos perseveremos na graça do Senhor até a morte. Amém. Ave Maria... Glória ao Pai...

 

 Dia 20

Coração de Maria, Porta do Coração de Jesus

Os apóstolos, após a morte de Jesus, vão prostrar-se aos pés da Virgem dolorosa, que estava recolhida no Cenáculo, esperando por meio de Seu Coração alcançar o perdão do Senhor – “Pedro entrou primeiro, sozinho. Atirando-se aos pés da Mãe da graça, disse-Lhe com grande dor: Pequei, Senhora, porque diante de meu Deus ofendi a meu Mestre e a Vós – não pôde continuar, afogado pelas lágrimas, suspiros e soluços que lhe vinham do fundo do aflito coração. Vendo Pedro prostrado em terra, a prudentíssima Virgem considerou-lhe a situação: penitente de sua recente culpa e chefe da Igreja, eleito por Seu Filho santíssimo e vigário Seu. Não lhe pareceu conveniente prostrar-Se Ela aos pés do pastor que pouco antes negara seu Mestre, mas Sua humildade também exigia dar-lhe a reverência devida a seu ofício. Para satisfazer ambas obrigações, julgou que convinha prestar-lhe reverência, ocultando o motivo. Para isto, pôs-Se de joelhos, venerando-o com este ato, e para encobrir sua intenção, disse-lhe: Peçamos perdão de vossa culpa a Meu Filho e vosso Mestre. Rezou e animou o apóstolo, fortaleceu-lhe a esperança recordando-lhe a misericórdia que o Senhor havia demonstrado pelos pecadores arrependidos. Lembrou-lhe a obrigação que lhe cabia, como cabeça do colégio apostólico, de confirmar os outros com seu exemplo na constância e confissão da Fé. Com estas e outras palavras de grande força e doçura, confirmou São Pedro na esperança do perdão. Em seguida entraram os outros apóstolos e, prostrados também aos pés de Maria Santíssima Lhe pediram perdão da covardia com que abandonaram a Seu Filho Santíssimo na Paixão. Amargamente choraram seu pecado, aumentando-lhes o sentimento a presença da Mãe repleta de dolorosa compaixão. Seu admirável semblante, porém, lhes produzia divinos efeitos de contrição das culpas e amor do Mestre. A grande Senhora fê-los levantar e os animou, prometendo-lhes o perdão que desejavam e Sua intercessão para o alcançar. Sucessivamente começaram então a contar o que lhes acontecera na fuga, como se a divina Senhora ignorasse os fatos. Apesar de tudo saber, Ela os ouviu com benevolência, aproveitando do que diziam para lhes tocar o coração e confirma-los na fé do seu Redentor e Mestre, despertando neles Seu divino amor. Tudo conseguiu, porque saíram de Sua presença afervorados e justificados, com novo acréscimo de graça.” (MCD Tomo III, n 1457 e 1458)

Ramalhete espiritual: Como Maria, minha boa Mãe, procurarei ser para os de meu convívio o reflexo do Coração de Jesus, manso e humilde, para ganha-los todos para meu divino Rei. 

Orações finais para todos os dias

         Oh misericordiosíssimo Coração de Maria, Arca de salvação preservada do naufrágio universal da culpa: Mãe Santíssima de Jesus e refúgio seguro de todos os pecadores, intercedei por nós e o Senhor nos perdoará. Grandes pecadores somos, é verdade; mas por isso necessitamos de uma grande misericórdia como a vossa. Vós sois a Mãe da santa esperança, e por isso esperamos de Vós que nos alcançareis do bom Jesus a graça de uma verdadeira conversão. Oh doce Mãe e advogada nossa! Por difícil e desesperada que pareça nossa causa, não se perderá se Vós a defendeis. Nós somos uns filhos delinquentes, mas Vós sois nossa Mãe cheia de graça; nós estamos carregados de misérias, mas Vós sobreabundais em misericórdias. Oh Santíssima Virgem Maria! Pedi ao Senhor perdão para todos os pecadores, tomai a vosso cargo sua pronta reconciliação, para que alcancem a divina graça e depois a eterna glória. Por último vos pedimos a perseverança final para os justos, a fim de que consigamos, por vossa poderosa mediação, uma feliz e santa morte no ósculo do Senhor e goza-Lo depois em vossa companhia e na de todos os escolhidos por toda eternidade. E para mais obrigar vossa maternal piedade nós vos saudamos com toda efusão de nossos corações dizendo-vos: Salve Rainha, Mãe de misericórdia...

 

         Pedir com viva Fé e confiança à Senhora a graça particular que cada um deseja obter para si, pedindo ao mesmo tempo pela conversão dos pecadores e em particular dos que foram recomendados a nossas orações, tudo pela mediação e méritos do puríssimo Coração de Maria. – Se faz uma pausa –

        

         Agora dirigimos as seguintes preces ao misericordiosíssimo Coração de Maria e se responderá: Rogai, oh Virgem Maria, pelos pobres pecadores.

                                                            

Coração de Maria, concebido sem pecado, Rogai, oh Virgem Maria, pelos pobres pecadores.

Coração de Maria, cheio de graça,

Coração de Maria, santuário da Santíssima Trindade,

Coração de Maria, Tabernáculo do Verbo Encarnado,

Coração de Maria, o mais semelhante ao Coração de Jesus,

Coração de Maria, abismo de humildade,

Coração de Maria, modelo de pureza e inocência,

Coração de Maria, holocausto do divino amor,

Coração de Maria, Espelho de todas as perfeições divinas,

Coração de Maria, mar de penas e amarguras,

Coração de Maria, transpassado com a espada de dor,

Coração de Maria, martirizado no Calvário,

Coração de Maria, triste e desconsolado aos pés da Cruz,

Coração de Maria, Consolo dos aflitos,

Coração de Maria, fortaleza dos tentados,

Coração de Maria, escudo e proteção dos devotos,

Coração de Maria, terror e espanto dos demônios,

Coração de Maria, íris de paz entre Deus e os homens,

Coração de Maria, Paraíso de celestiais delícias,

Coração de Maria, trono de glória,

Coração de Maria, digno de toda veneração no céu e na terra,

Coração de Maria, asilo seguro e doce refúgio de todos os pecadores, Rogai, oh Virgem Maria, pelos pobres pecadores. (Esta última invocação se repete mais duas vezes)

 

         Sob vosso amparo nos acolhemos, Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus. Não desprezeis nossas humildes súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos espirituais e corporais; oh Virgem gloriosa e bendita!

         V. Maria Imaculada, mansa e humilde de Coração

         R. Fazei nosso coração semelhante ao Coração de Jesus

 

         Oremos. Clementíssimo Deus, que para salvação e misericordioso refúgio dos pecadores quisestes que a caridade e misericórdia do Coração Imaculado da bem-aventurada Virgem Maria fossem as mais semelhantes às do Coração de Seu Divino Filho Jesus Cristo, concedei, aos que celebramos a memória de Seu dulcíssimo Coração, que pelos méritos e intercessão da Bem-aventurada Virgem mereçamos ser achados segundo o Coração de Jesus. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor, que Convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum