Segundo dia da semana para adquirir o conhecimento de Nosso Senhor
- Jesus nos braços de Maria -
Composição de lugar - O presépio de Belém, o Templo de Jerusalém, o caminho do Egito.
Petição - Que eu vos conheça! Conhecimento interno do Senhor que, por mim, Se fez Homem para que o ame mais e o siga. (Santo Inácio)
I PONTO - Maria é o trono da Eterna Sabedoria. Nela mostra as Suas grandezas, ostenta Seus tesouros e tem Suas delícias.
Assim, pois, nos braços de Maria, Jesus quis ser adorado em Belém por São José, pelos Anjos, pelos pastores e reis. Todos encontraram o Menino com Sua Mãe. Da mesma forma, os perfeitos como os imperfeitos, os sábios como os ignorantes, devem procurar a Jesus com Maria. Ai daqueles que, crendo-se mais sábios que os Magos e mais perfeitos que os Anjos, quiserem buscar a Jesus sem Maria!
II PONTO - Jesus recebe, com prazer, os presentes que os pastores e reis lhe ofereceram pelas mãos de Sua Mãe.
"Quando alguém oferece a Jesus alguma coisa por si mesmo ou apoiado em sua própria habilidade e disposição, Ele examina o presente e, às vezes, o recusa, ao encontrá-lo manchado pelo amor próprio. Entretanto, quando alguma coisa Lhe é oferecida pelas mãos puras e virginais de Sua amada Mãe, Ele é apanhado, por assim dizer, pelo Seu lado fraco. Não considera o que Lhe é dado, mas Sua boa Mãe, que lho apresenta; não olha tanto de quem vem a dádiva, como por Quem vem. Este é o grande conselho que dá São Bernardo aos que querem encaminhar-se à perfeição. Queres oferecer alguma coisa pequenina? Oferece-a pelas mãos de Maria se não quiseres ser rejeitado." [120]
III PONTO - Nos braços de Nossa Senhora quis o Divino Infante apresentar-se no Templo de Jerusalém, e oferecer-Se ao Eterno Pai para resgatar os homens. Desempenha assim a Santíssima Virgem o papel de sacerdote e o Divino Menino, o de hóstia, para que aprendamos a oferecer-nos em sacrifício pelas mãos de Maria à semelhança de Jesus.
"Alma, oferece também tu as tuas oferendas assim, desconfiando de teus próprios méritos e confiando nos de Cristo. Qualquer coisa que Lhe ofereças em união com todas as Suas ações, será grande e, portanto, será bem recebida.
Ó Jesus, sou vosso! Suplico-vos, pois, por vossa Mãe, que me recebais em vossa casa e em vosso serviço. A Vós me apresento, a vós me ofereço, como vosso perpétuo escravo, e somente para Vós." [121]
IV PONTO - Nos braços de Maria, Sua Mãe, foge o Menino para o Egito. Quis ser perseguido para que eu tivesse um modelo em minhas perseguições. Procurarei assemelhar-me a Ele quando me perseguirem, permanecendo em paz e confiante nos braços de tão boa Mãe. Bem podem dizer-me, como a São José, que "tome o Menino e Sua Mãe e fuja para o Egito." Irei contente e sem temor para qualquer parte, mesmo à mais solitária, bárbara ou inimiga, porque onde estão Jesus e Maria, está também toda a minha companhia, defesa, riqueza e glória.
"Ó Rainha do Céu, admiti-me como vosso escravo nesta jornada! Ó bom Jesus, aceitai-me em vossa companhia e na de vossa Mãe e concedei-me em todas as perseguições e calamidades a graça de recorrer só a vós; que só a vós procure e invoque! Uno-me a vós, para que nunca mais de vós me separe!" [122]
____________________________________________
NOTAS
[120] Tratado da Verdadeira Devoção
[121] Fr. Juan de los Angeles.
[122] Ibidem.
* Estas meditações são retiradas do livro "Vida Mariana" do Pe. Nazário Pérez, SJ.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum