Ave Maris Stella Ave maris Stella Dei Mater alma Atque semper virgo Felix caeli porta Sumens illud Ave, Gabrielis ore Funda nos in pace Mutans Evae nomen Solve vincla reis Profer lumen caecis Mala nostra pelle Bona cuncta posce Monstra te esse matrem Sumat per te preces Qui pro nobis natus Tulit esse tuus Virgo singularis Inter omnes mitis Nos culpis solutos Mites fac et castos Vitam praesta puram Iter para tutum Ut videntes Iesum Semper collaetemur Sit laus Deo Patri Summo Christo decus Spiritui Sancto Tribus honor unus. Amen.
| Ave Estrela do mar Ave Estrela do mar Santa Mãe de Deus Sempre Virgem Feliz porta dos Céus Ó vós que ouvistes De Gabriel a saudação Fundai-nos na paz Trocando o nome de Eva As cadeias dos réus quebrai E a nós, cegos, iluminai De todo mal livrai-nos E o bem granjeai-nos Mostrai que sois mãe Fazendo ouvir nossas preces Aquele que, por nós nascido, Quis ser Filho vosso Virgem singular Toda cheia de ternura Extintos nossos pecados Fazei-nos castos e brandos Dai-nos uma vida pura Ponde-nos em via segura Para que, vendo a Jesus, Sempre nos alegremos Louvor para sempre a Deus Pai E honra eterna a Cristo E ao Espírito Santo. Aos três um mesmo louvor. Amém. |
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sexta-feira, 20 de maio de 2022
Dia 22 - Preparação para a total Consagração
Terceiro dia da semana para adquirir o conhecimento da Ssma. Virgem
- Maria Mãe da graça e Rainha dos corações -
Composição de lugar - A imagem da Rainha dos corações
Petição - Conhecimento do domínio que possui a Santíssima Virgem na concessão de graças e, consequente compreensão da necessidade que tenho de sua devoção para me salvar e santificar.
(Pontos do Tratado da Verdadeira Devoção)
I PONTO - O proceder que as três Pessoas da Santíssima Trindade tiveram na Encarnação e na primeira vinda de Jesus Cristo, o conservam invisivelmente na Igreja, e perdurará até a consumação dos séculos, na última vinda de Cristo.
Deus Pai reuniu todas as águas e as denominou mar, reuniu todas as graças e as chamou Maria [103]. Este grande Deus tem um tesouro riquíssimo, celeiro onde encerrou tudo o que possui de formoso, de resplandecente, de raro e precioso, até Seu próprio Filho. E esse tesouro imenso não é outro senão Maria, a Quem os Santos chamam tesouro do Senhor, e de cuja plenitude todos os homens se enriquecem.
Deus Filho comunicou à Sua Mãe tudo o que adquiriu: seus méritos infinitos e Suas admiráveis virtudes, e tornou-A tesoureira de tudo o que Seu Pai lhe deu por herança. Por meio dEla aplica seus méritos aos membros do Corpo místico, ao qual comunica Suas virtudes e distribui Suas graças. É Ela o canal misterioso, o aqueduto, por onde faz passar suave e abundantemente Suas misericórdias.
Deus Espirito Santo comunicou a Maria, Sua fiel Esposa, Seus dons inefáveis. Escolheu-A para dispensadora de tudo quanto possui, de modo que Ela distribui Seus dons e graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer. E nenhum dom celeste é concedido aos homens sem passar por Suas mãos virginais. Tal é a vontade de Deus, que quis que recebêssemos tudo por Maria. Esta é a opinião da Igreja e dos Santos Padres.
Que felicidade a nossa ter uma Mãe tão rica! Por que não tiramos maior proveito de tão grande tesouro que Ela deseja tanto comunicar a Seus filhos?
"Peçamos graças e peçamo-las por Maria, porque quem a procura, a encontra; e não se verá jamais rejeitado." [104]
II PONTO - Como a graça aperfeiçoa a natureza e a glória aperfeiçoa a graça, é certo que Nosso Senhor continua a ser, no Céu, tão filho de Maria quanto o foi na terra. Por conseguinte, Ele conserva a submissão e obediência do mais perfeito de todos os filhos, para com a melhor de todas as mães. Cuidemos, porém, de não atribuir a essa dependência o menor abaixamento ou imperfeição em Jesus Cristo. Maria está infinitamente abaixo de Seu Filho que é Deus e, portanto, não Lhe dá ordens como uma mãe terrestre as dá a seu filho. Maria, toda transformada em Deus, pela graça e pela glória que transforma todos os Santos nEle, não pode, nem quer, nem faz a menor coisa contrária à eterna e imutável vontade de Deus. Quando se lê, portanto, nos escritos de São Bernardo, São Bernardino, São Boaventura, etc., que no céu e na terra tudo até o próprio Deus está submisso à Santíssima Virgem, deve-se entender que a autoridade que Deus espontaneamente lhe conferiu é tão grande que Ela parece ter o mesmo poder que Deus; e que Suas preces e rogos diante dEle são tão eficazes que se podem tomar como ordens junto à Sua Divina Majestade. E Ele não resiste nunca à súplica de Sua Mãe, porque Ela é sempre humilde e conformada à vontade de Deus.
Moisés, pela força de sua oração, deteve a ira de Deus contra os israelitas de uma maneira tão poderosa que o Altíssimo e infinitamente misericordioso Senhor, não podendo resistir-lhe, lhe disse que o deixasse encolerizar-Se e punir aquele povo rebelde. E que alcançará, então, com suas orações, Maria, a humilde e digna Mãe de Deus, cujos rogos e intercessão podem mais diante Dele do que todos os Anjos e santos do Céu e da Terra?
No Céu, Maria dá ordens aos Anjos e aos bem-aventurados. Para recompensar Sua profunda humildade, Deus lhe deu o poder e a missão de povoar de santos os tronos vazios de onde caíram os anjos apóstatas, por causa de seu orgulho. É a vontade do Altíssimo, que exalta os humildes [105], que o céu, a terra e o inferno se curvem de bom ou mau grado às ordens da humilde Maria, pois Ele a fez Soberana do Céu e da Terra, general de Seus exércitos, tesoureira de Suas riquezas; dispensadora de Suas graças; artífice de suas grandes maravilhas; reparadora do gênero humano; medianeira dos homens; exterminadora dos inimigos de Deus; e a fiel companheira de suas grandezas e de seus triunfos.
E pensar que tão excelsa Senhora é minha Mãe!
III PONTO - Do que foi dito devemos concluir que Maria recebeu de Deus grande domínio sobre as almas de seus escolhidos... E, havendo-Lhe dado poder sobre Seu Filho único e natural, Deus Lhe deu também sobre seus filhos adotivos, não só quanto ao corpo, o que seria muito pouco, mas também quanto à alma. Maria é a Rainha do Céu e da terra, por graça, como Jesus é Rei por natureza e por conquista. Ora, como o reino de Jesus Cristo consiste principalmente no coração e no interior do homem, segundo o texto: "O reino de Deus está no meio de vós" [106], também o reino de Maria está principalmente no interior do homem, isto é, em sua alma, e podemos por isso chama-la com os santos: Rainha dos corações.
Nos corações, portanto, será principalmente honrada com uma devoção interior, quer dizer, que parta do espírito e do coração, que proceda da estima que se tem a Maria, da alta ideia que se forma de Sua grandeza, e do amor que se lhe tem, não de mesquinho interesse, nem de superficial sensibilidade.
De tudo o que ficou dito, pode-se concluir como o fez o Santo, que a devoção à Santíssima Virgem "não pode ser confundida com a devoção aos outros santos, como se fosse só de super-rogação e não uma coisa necessária." Ela é necessária para a salvação, como o prova o testemunho unânime da multidão dos santos e doutores, e é também necessária para alcançar a perfeição.
Não creio que alguém possa adquirir uma união íntima com Nosso Senhor e perfeita fidelidade ao Espírito Santo sem uma grande união com a Santíssima Virgem, e uma completa dependência de seu socorro.
Ó poderosíssima e dulcíssima Rainha dos corações, reinai verdadeiramente no meu! Ó tesoureira de todas as graças, vinde encher-me de vossas riquezas! Ó Mãe, vinde alimentar-me e socorrer-me, porque não posso dar um passo sem vós pelo caminho do Céu!
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Notas:
[103]Santo Antonino - Summa.
[104]São Bernardo
[105] Lc 1, 52.
[106]Lc 17, 21.

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