Ave Maris Stella Ave maris Stella Dei Mater alma Atque semper virgo Felix caeli porta Sumens illud Ave, Gabrielis ore Funda nos in pace Mutans Evae nomen Solve vincla reis Profer lumen caecis Mala nostra pelle Bona cuncta posce Monstra te esse matrem Sumat per te preces Qui pro nobis natus Tulit esse tuus Virgo singularis Inter omnes mitis Nos culpis solutos Mites fac et castos Vitam praesta puram Iter para tutum Ut videntes Iesum Semper collaetemur Sit laus Deo Patri Summo Christo decus Spiritui Sancto Tribus honor unus. Amen.
| Ave Estrela do mar Ave Estrela do mar Santa Mãe de Deus Sempre Virgem Feliz porta dos Céus Ó vós que ouvistes De Gabriel a saudação Fundai-nos na paz Trocando o nome de Eva As cadeias dos réus quebrai E a nós, cegos, iluminai De todo mal livrai-nos E o bem granjeai-nos Mostrai que sois mãe Fazendo ouvir nossas preces Aquele que, por nós nascido, Quis ser Filho vosso Virgem singular Toda cheia de ternura Extintos nossos pecados Fazei-nos castos e brandos Dai-nos uma vida pura Ponde-nos em via segura Para que, vendo a Jesus, Sempre nos alegremos Louvor para sempre a Deus Pai E honra eterna a Cristo E ao Espírito Santo. Aos três um mesmo louvor. Amém. |
▼
quarta-feira, 18 de maio de 2022
Dia 20 - Preparação para a total Consagração
Primeiro dia da semana para adquirir o conhecimento da Ssma. Virgem
- Grandeza oculta da Virgem nossa Senhora -
Composição de lugar - A Virgem, em Seu retiro, no templo ou em Nazaré.
Petição - Sentimento interno da grandeza oculta de Nossa Senhora, para que aprendamos a imitá-La.
(Pontos do tratado da Verdadeira Devoção)
I PONTO - Quão oculta esteve em Sua vida a Santíssima Virgem! Maria permaneceu oculta durante toda a Sua vida. Por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam de Alma Mater - Mãe escondida e secreta. Sua humildade era tão profunda que Seu maior desejo enquanto esteve na terra era esconder-se de si mesma e de toda criatura para ser conhecida somente por Deus. Para atender aos pedidos que Ela Lhe fez, para escondê-La, empobrecê-La, humilhá-La, Deus providenciou que Ela permanecesse oculta em Sua conceição, em Seu conhecimento, em Sua vida, em Seus mistérios, em Sua assunção, passando despercebida aos olhos de quase toda criatura humana. Seus próprios pais não a conheciam, e os Anjos perguntavam frequentemente uns aos outros: "Quem é esta?" [101], porque o Altíssimo a escondia e, se revelava a eles alguma coisa, muito mais lhes ocultava.
Que lição admirável nos dá a Providência divina, nesta vida oculta de Nossa Senhora! A santidade não está no que brilha aos olhos do mundo, mas na graça santificante e nas virtudes, que são os tesouros estimados por Deus. Para chegar à mais alta perfeição, não é preciso fazer milagres e proezas, que chamem a atenção dos homens: amar verdadeiramente é o que importa.
II PONTO - Nesta vida oculta, que grandeza a da Mãe de Deus! Deus Pai permitiu que não fizesse milagre algum, durante Sua vida, pelo menos um milagre visível ou que brilhasse, embora lhe tivesse dado o poder para isso. Deus Filho consentiu que Ela não falasse nada, se bem que Lhe houvesse comunicado Sua Sabedoria. Deus Espírito Santo consentiu que os Apóstolos e Evangelistas apenas se referissem a Ela quando fosse necessário, para dar a conhecer Jesus. E, no entanto, Ela era Sua Esposa fiel.
Maria Santíssima é o paraíso terrestre do novo Adão, no qual este Se encarnou, por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis. É o grande e divino mundo de Deus, onde existem belezas e tesouros inexplicáveis. É a magnificência de Deus, em que Ele escondeu, como em Seu seio, Seu Filho único: e nEle tudo o que é mais excelente e precioso! Oh! Que coisas ocultas e grandiosas realizou o Deus todo Poderoso nesta criatura admirável, para que Ela se visse obrigada a dizer, apesar de Sua humildade: "Fez em mim grandes coisas Aquele que é poderoso" [102]. O mundo desconhece essas coisas, porque é incapaz e indigno de as conhecer.
Os santos disseram coisas admiráveis desta santa cidade de Deus, e nunca sentiram tanto gozo e eloquência, - eles mesmo o confessam - como quando a tomaram como tema de suas palavras e escritos.
Todos os dias, de um extremo a outro da terra, no mais alto dos céus como no mais profundo dos abismos, tudo anuncia, tudo exalta a incomparável Maria.
Diz São Boaventura que os Anjos a chamam incessantemente: Santa Mãe de Deus e Virgem. Toda a terra está cheia de sua glória, particularmente entre os cristãos que a proclamam padroeira e protetora em muitos países, províncias, dioceses e cidades. Inúmeras catedrais são consagradas a Deus sob a invocação de Seu nome. Não há região ou país que não possua alguma de suas imagens milagrosas, junto às quais são curados todos os males e se obtém toda a sorte de favores. Quantas Congregações em Sua honra! Quantos Institutos e Ordens Religiosas sob o Seu Nome e proteção! Quantos confrades, nas confrarias, quantos Religiosos a entoar os Seus louvores e anunciar as Suas maravilhas! Não há criancinha que, balbuciando a Ave Maria, não a louve, não há nenhum pecador que, no endurecimento de sua consciência, não veja nEla um raio de esperança. Não há no inferno um demônio que, temendo-a, não a respeite.
____________________________________________
Notas:
[101] Ct 3, 6-8 e 5.
[102] Lc 1, 49.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Salve Maria!
Muito obrigado por ter prestigiado nosso blog com sua visita!
Não aceitamos comentários maldosos ou contrários a fé Católica, comentários deste tipo serão excluídos e relatados como spam.
Opiniões, críticas construtivas, sugestões, perguntas e testemunhos, iremos responder assim que der. Agradecemos a atenção.
Milícia Regina Angelorum